Um consórcio liderado pela empresa de investimentos
canadense Fairfax Financial Holdings ofereceu comprar a BlackBerry, também do
Canadá, por US$ 4,7 bilhões. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (23/09),
a fabricante de smartphones revelou que uma carta de intenções foi assinada
entre as partes.
O valor seria pago em dinheiro pela Fairfax, e a
empresa sairia da Bolsa de Valores.
De acordo com a BlackBerry, a firma de
investimentos solicitou seis semanas para realizar a auditoria necessária e
decidir quanto à aquisição -até o prazo máximo de 4 de novembro. A venda também
depende de a Fairfax obter financiamento. Nesse período, a BlackBerry também
pode buscar quem pague mais pelo negócio.
A Fairfax já detém
aproximadamente 10% do capital social da empresa. Um comunicado da
BlackBerry não cita os membros do consórcio, apesar de muitas pessoas do
mercado afirmarem que fundos de pensão canadenses devem ser participantes.
Empresa
já foi líder, agora luta contra Apple e Samsung
A BlackBerry, com sede em Waterloo, Ontário
(Canadá), foi pioneira no acesso a emails pelo celular, e por anos teve seu
aparelho como artigo obrigatório entre membros de governos, executivos e
advogados.
Ela ainda tem uma base de clientes substancial, de
72 milhões de usuários em todo o mundo no final de junho, apesar do número ter
diminuído ante os 76 milhões de clientes três meses antes.
A BlackBerry tem lutado desde que o iPhone, da
Apple, e os telefones Galaxy, da Samsung, avançaram para dominar um mercado que
antes era seu.
A canadense apostou forte que o smartphone Z10, o primeiro baseado em
seu novo sistema operacional BlackBerry 10, iria ajudá-la a recuperar um pouco
do brilho que detinha quando os usuários destes dispositivos eram em sua
maioria advogados, banqueiros e políticos. Mas a aposta ainda não vingou.
Estimativas de Kaushal, da GMP, apontam que quase 3
milhões dos últimos aparelhos BlackBerry 10 estão juntando em distribuidoras
que não conseguiram vendê-los.
Para o segundo trimestre fiscal, a empresa disse
que espera vendas de 3,7 milhões de smartphones BlackBerry para os usuários
finais.
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