Google+ Tornado em Taquarituba (SP) chegou acima de 100km/h ~ VOZ SEM CENSURA

23.9.13

Tornado em Taquarituba (SP) chegou acima de 100km/h


By on 9:15 PM

O tornado que deixou dois mortos, mais de 60 feridos e destruiu boa parte das casas de Taquarituba (328 km de São Paulo) passou dos 100 quilômetros por hora (km/h) no último domingo (22/09), mostram dados preliminares da rede do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) operado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Bauru (329 km de São Paulo).
Os ventos atingiram cerca de 110 km/h por volta das 14h, logo após uma forte tempestade atingir o Estado, com velocidades e cargas contrárias, o que favorece uma 'torção" do vento, uma das principais características desse fenômeno. O prefeito Miderson Janello Milléo decretou estado de calamidade pública nesta segunda-feira (23/09), depois que metade da cidade ficou sem luz e sem telefone. 
O tornado pode variar de alguns minutos até uma hora e estende-se, horizontalmente, por algumas dezenas de metros a um quilômetro. Ele se forma, geralmente, após uma tempestade, quando uma corrente de ar frio sai de uma nuvem em direção ao solo. Quando a atmosfera está muito seca, a rajada ganha velocidade e gira bastante, sofrendo uma "torção".  É aí que, "serpenteando" pelo chão, o funil de vento suga o que encontra pela frente e espalha para fora do seu caminho os destroços.

O governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin esteve em Taquarituba

Em visita à cidade de Taquarituba — a 320 km da capital paulista —, o governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta segunda-feira (23/09), auxílio ao município. Com os estragos, a prefeitura estima que o prejuízo possa chegar a R$ 30 milhões.
Segundo Alckmin, neste momento os moradores atingidos receberão ajuda emergencial, como suprimentos.
— Nossa total solidariedade à população de Taquarituba, vítima deste vendaval, esta tempestade, um verdadeiro tornado, coisa rara aqui na região. A Defesa Civil já está aqui em Taquarituba, liberando cesta básica, colchão, kit de roupa, higiene, remédio, enfim, o que for necessário para a população.

O governador destacou ainda que a concessionária CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já está trabalhando para restabelecer a energia na região e lembrou que os equipamentos públicos como a rodoviária, o ginásio de esportes, escolas, o galpão do Agronegócio da Prefeitura, receberão recursos para serem restaurados.

O distrito industrial de Taquarituba receberá auxílio da Desenvolve SP para recuperar as instalações danificadas, segundo Alckmin.
— A parte industrial que não tiver seguro, a Agência Desenvolve São Paulo vai ver a possibilidade de linhas de financiamento. A linha de crédito auxiliará na recuperação dos galpões, dos silos, da parte industrial.


0 comentários:

Postar um comentário